África Tango / 1° Festival Internacional de Tango Maputo
África Tango / 1° Festival Internacional de Tango Maputo

Nascido do encontro entre várias culturas do mundo, o Tango Argentino carrega nas suas entranhas o ritmo do tambor. Selo da africanidade “reivindicada” nesta dança que da terra arranca e nela deposita os seus movimentos.

Tango… ritual de alegria, tristeza, amizade, paixão, glamour, atrevimento, sensação, afirmação ousada dos mais profundos sentimentos de um povo… da humanidade!!!!

Hoje património cultural do mundo…. Tango… Moçambique é palco da sua expansão e identidade, conciliando expressões artísticas, culturais, intelectuais consagradas nesta arte, perfeita imitação da vida.


Tango, herança africana que, para além do mundo inteiro, também vibra no espírito moçambicano.

Lyliana Kamenova & Emiliano Fernández

Lyliana – O Tango influenciou minha arte explorando a dinâmica entre quietude e movimento, bem como o desejo de criar histórias. Eu acho a complexidade e a controvérsia da personalidade humana fascinante.

 

Emiliano – Dançar e ensinar é transmitir todo o amor e respeito que sinto pelo Tango, uma dança  que tem a sua própria cultura, estrutura e regras, e é a essa cultura a que pertenço, o Tango é minha paixão “.

Sónia Sultuane

  • Escritora Moçambicana
  • Fotografia de Paulo Alexandre

Dançar é uma forma de curar o meu corpo, a minha alma, chama a minha memória a juvenilidade, a minha liberdade. Dançar liberta em mim a sensibilidade e a sensualidade do meu corpo, e deixo-me simplesmente embalar pelo ritmo dos movimentos. Quando danço o tango liberto todos os meus sentidos, a minha leveza, a minha confiança e deixo-me também levar por outrem sem medo, sem receio, baixo a guarda, deixo-me simplesmente ir. O tango é como um feitiço que me rouba o corpo, a alma, o movimento, é como se eu estivesse em transe profundo.

Veronica Palacios & Omar Quiroga

Veronica Palacios & Omar Quiroga – Combinação de estilo único, herdado do tango de salão, com um toque moderno de Tango Fantasia. Elegância graciosa, sensualidade e interpretação personalizada de diferentes orquestras de tango. Comunicação onde a essência não é apenas o lado visual da dança, mas uma sensação íntima herdada dos antigos milongueiros. Veronica e Omar apresentam e ensinam como alcançar uma cumplicidade perfeita entre os parceiros de dança, permitindo que a parceira de dança expresse seus sentimentos em consonância com o líder. Também ensinam como divertir-se, respeitando o estilo distinto de cada orquestra.Artistas notáveis, cuja trajectória percorreu vários festivais na Rússia, Letônia, Espanha, Alemanha, Itália, Brasil, Venezuela, França, Suíça, Áustria, Inglaterra, Uruguai, China, Líbano, Estados Unidos, Canadá. Interpretaram os papéis principais no filme “Tanguero”, uma produção ítalo-argentina. Também participaram do documentário “Milongueros“.

Liana Marisa  & Fulgêncio Samo

Liana – Desafio de experimentar algo novo e diferente foi atração inicial de uma dança transformada em vício e paixão, almejando a inalcançável perfeição de uma dança contagiante, promissora e reveladora.

Fulgêncio – Da paixão pela música surge o meu tango metamorfoseado em ritmo, movimento, espiritualidade e expressão corporal dos mais profundos sentimentos da infinidade humana.

Frias Fumo & Maia

Frias – Da mais profunda necessidade de transformação e do mais puro dos sentimentos surge a Dança como linguagem de ligação da humanidade. Encontro de almas num abraço aconchegante que leva à felicidade.

Maia – Apaixonada pela dança desde a infância, descobriu a magia do abraço do Tango, aliado ao seu ritmo apaixonante e envolvente. Desde então tem apostado no aperfeiçoamento da sua performance participando em Milongas, festivais internacionais e actuando em eventos. Pretende contribuir para a difusão do Tango e da dança em Moçambique, pois acredita que esta é uma das melhores terapias para o bem estar pessoal e social.

Laura Andrade

  • Poetisa Moçambicana

Tango… sensualidade, paixão, tristeza que transcendeu fronteiras, abraçou Africa, trazendo consigo a dimensão da nostalgia, da paixão, da melancolia, mesclando-se com os ritmos locais e proporcionando uma cultura profunda e universal. Tango… tão familiar nos nossos meios, harmonizado em passos e sonoridades em conjunção com celebração locais, oriundos de diversas zonas do país.

Da paixão pela música, alegria e dinamismo de grupo, nasce e alimenta-se a Orquestra MozTango. A primeira ousadia musical especialmente dedicada ao tango argentino em Moçambique, reunindo músicos provenientes de vários estilos.

Fulgêncio Samo (saxofonista)

Catarina Domingues (acordeonista)

Leandra Reis (vocalista)

Ricardo Conceição (pianista)

Regina dos Santos (vocalista)

Louis Franck (guitarrista)

4000 MZN

Todos os workshops

WORKSHOP

8000 MZN

Todas actividades

FULLPACK

4300 MZN

Milongas & Gala Tango

MILONGAS

PREÇÁRIO

Polana Serena Hotel - África Tango / 1° Festival Internacional de Tango Maputo